quarta-feira, 6 de julho de 2016

GRANJA SEDIA NESTA SEXTA E SÁBADO ETAPA REGIONAL DO 18º CEARÁ JUNINO 2016

Granja será sede na próxima sexta-feira (08) e sábado (09) do Festival Regional de Quadrilhas Juninas do Extremo Oeste. O evento, que faz parte da programação do Ceará Junino 2016, do Governo do Estado, irá reunir grupos de danças de municípios da região. 
As apresentações ocorrem a partir das 18h, na quadra do Pólo de Convivência Social, ao lado do hospital municipal. A entrada é gratuita.
A cidade será representada pela Flor da Macaboqueira. A campeã da macrorregião estará na etapa final,  que será realizada de 14 a 17 de julho, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, reunindo as quadrilhas vencedoras de cada um dos 20 festivais apoiados pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). As disputas, que ocorrem em todas a regiões do Estado, tiveram início no dia 17 de junho em Missão Velha, Senador Pompeu e Fortaleza.
Será a segunda vez consecutiva que Granja sedia uma fase regional. Assim como ocorreu em 2015,  a habilitação veio através do projeto ''Viva São João'', de iniciativa do professor José Lira Dutra, que ficou em 1º lugar na 2ª Chamada Pública do XVIII Edital Ceará Junino 2016. No ano passado o festival foi realizado nas dependências do Ginásio Arrudinha, com a Beira Lixo, de Camocim, sendo a vencedora.
Além das quadrilhas juninas, o evento abre espaço para artistas e grupos locais se apresentarem, contribuindo para valorizar as manifestações culturais da cidade sede. Também é uma oportunidade para os donos de barracas ganharem uma renda extra com a venda de água, refrigerante, lanche e comidas típicas.

Edital 
Através do Edital Ceará Junino 2016 foram selecionados projetos e ações, de todo o Ceará, que têm por objetivo identificar, difundir e estimular as tradições regionais cearenses voltadas para os festejos juninos do Estado. Com o edital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, investe R$ 2,6 milhões no fomento a grupos juninos, festivais regionais e para a realização do Campeonato Estadual dos festejos do Ceará Junino.
O edital 2016 contou com 317 projetos inscritos, sendo 58 projetos de quadrilhas infantis, 180 de quadrilhas adultas, 77 de festivais e dois para o Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino.

Via Folha Granjense

Nenhum comentário:

Postar um comentário