terça-feira, 20 de setembro de 2016

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO PROSSEGUE ATÉ O DIA 30/09

A Campanha Nacional de Multivacinação 2016 começou nesta segunda-feira (19) para atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos de idade, meninas de nove anos de idade e adolescentes de 10 a menores de 15 anos de idade. No Ceará serão mobilizados 10 mil profissionais de saúde em 2.368 postos fixos de vacinação, até 30 de setembro, com o de mobilização nacional em 24 de setembro. A vacinação será de forma seletiva para a população-alvo e, por isso, não há meta a ser alcançada. Estarão disponíveis durante a campanha as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Todas as crianças e adolescentes deverão comparecer a um posto de saúde para que a caderneta de vacinação seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada.
Pais e responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente para uma avaliação criteriosa da situação vacinal. O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes.


Mudanças no calendário

Com a campanha de vacinação, o Ministério da Saúde espera a redução das doenças imunopreveníveis no país e diminuir o abandono à vacinação. Em janeiro de 2016, o ministério promoveu alteração no esquema vacinal de quatro vacinas: poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. O Calendário Nacional de Vacinação tem alterações rotineiras e periódicas em função de mudança na situação epidemiológica, nas indicações das vacinas ou na incorporação de novas vacinas.

Via Assessoria de Comunicação da Sesa


Nenhum comentário:

Postar um comentário