terça-feira, 13 de setembro de 2016

SENADO APROVA BENEFÍCIOS PARA AGENTES DE SAÚDE E DESTACA PIONEIRISMO DE TASSO

O Senado aprovou na noite desta segunda-feira (12) o Projeto de Lei que estabelece benefícios trabalhistas, previdenciários e que trata da formação profissional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias.
Reconhecidamente um programa essencial no sistema de saúde pública, o projeto Agentes de Saúde foi criado em 1987, durante a primeira gestão de Tasso Jereissati (PSDB-CE) à frente do Governo do Ceará. A iniciativa foi premiada pela ONU pelo papel fundamental que teve na redução dos níveis de mortalidade infantil no Estado. O programa foi expandido para todo o Brasil, em 1990, diante do desempenho e dos benefícios para a população cearense.
A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), ao cumprimentar o senador Tasso Jereissati, ressaltou a importância do programa. “Eu não tenho dúvida de que foi um dos melhores programas sociais que nós já vimos neste País”, disse.
Já o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) destacou que se o país tivesse dado prioridade máxima aos agentes de saúde ao longo do tempo, como o senador Tasso Jereissati mostrou durante seu governo, a situação seria outra no Brasil. “O caminho é este, é a prevenção, chegando ali no local, em vez da hospitalização caríssima e que termina apropriando o serviço de saúde pelas corporações, que não dão o resultado necessário”, afirmou.

Para Tasso, a aprovação da matéria, que agora vai à sanção presidencial, “é uma vitória para todo o Brasil”.

Via Eliomar de Lima 

Nenhum comentário:

Postar um comentário