sexta-feira, 4 de novembro de 2016

CEARÁ É O 1° DO NORDESTE EM SUICÍDIOS

O Ceará é o primeiro estado do Nordeste em números de suicídios. Com 533 casos registrados em 2015, o Estado teve um crescimento de 9,2% em relação a 2014, quando 488 pessoas cometeram suicídio. Se a análise levar em conta as taxas de ocorrências por 100 mil habitantes, o Ceará permanece no topo do ranking, com seis casos. A média nacional é de 4,2 por 100 mil habitantes, conforme o 10º Anuário Sobre Segurança Pública.
De acordo com o psiquiatra do Hospital Universitário Walter Cantídio e coordenador do Programa de Apoio à Vida (Pravida), Fábio Gomes de Matos e Souza, o número aumentou em todo o Brasil, mas esse acréscimo foi maior no Ceará em decorrência de existir aqui maior desagregação, desestruturação familiar, abuso de álcool e droga e pela falta de estrutura da rede de saúde para tratar transtornos associados ao suicídio.

O especialista aponta que acontece em todas as classes sociais e idades, mas que há um aumento entre mulheres jovens. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que 90% dos casos são evitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário