quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Escola Granjense é finalista em prêmio nacional que destaca soluções de problemas comunitários

O projeto  ''Sistema de filtragem e beneficiamento de águas cinzas para produção sustentável de alimentos'', da Escola Estadual de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia, localizada em Granja, cidade distante 300 quilômetros de Fortaleza, é finalista da 3ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa em que professores e alunos da rede pública são estimulados a utilizarem conceitos das Ciências da Natureza e da Matemática para encontrar soluções para problemas reais das comunidades onde suas escolas estão instaladas.
Como forma de melhorar a qualidade da água reaproveitada, o projeto se propõe a criar um sistema de filtragem de águas cinzas, ou seja, aquela água residual do uso doméstico, como a lavagem de roupa ou louça. Os estudantes produziram um filtro de manta sintética acoplado à uma bomba movida à energia solar com capacidade de retirar impurezas e gorduras, tornando água adequada para o cultivo de vegetais da irrigação por gotejamento.

O projeto é encabeçado por alunos do 2º Ano do Curso Técnico em Agropecuária, sob orientação do Professor Marcos Deames. 
Definição dos finalistas
Nesta etapa, os 25 vencedores regionais foram avaliados pela comissão julgadora que elegeu os cinco melhores projetos de todo o Brasil e, dentre eles, sairá o grande vencedor nacional, com divulgação programada para o dia 1º de dezembro. Além disso, haverá uma consulta pública para escolher o vencedor por júri popular. O sistema de votação está disponível no site do prêmio até dia 30 de novembro.
Lançada em maio deste ano, a 3ª edição do Respostas para o Amanhã, promovido pela Samsung em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), registrou um recorde de engajamento desde a sua criação, em 2014.
o grande vencedor nacional receberá um notebook para cada aluno da sala, uma faixa e um troféu para a escola, e uma medalha por aluno, diretor e professor. A escola que vencer por voto popular, no site do Respostas para o Amanhã, ganhará também um troféu e uma faixa comemorativa.
Serviço: 
Mais informações: www.respostasparaoamanha.com.br/

(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário