quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Camocim é destaque na prevenção do Câncer de Boca

A participação de Camocim no III Encontro de Saúde Bucal, em Fortaleza, no final do ano de 2016, foi tão bem sucedida que rendeu o destaque na recente edição da revista Sustentação, da COSEMS, publicação das secretarias municipais de saúde do Ceará. O evento contou com a participação de representações de todas as regiões do Ceará, coordenações municipais, do estado e nacional.
Com o título “Câncer Bucal, Ações de Rastreamento e Prevenção do Câncer de Boca na Atenção Básica do Município de Camocim – Ceará. Segundo Yuri Carneiro, profissional dentista atuante no município e coordenador da saúde bucal à época, o grande diferencial na implantação do projeto foi o envolvimento dos profissionais da área no município, com o engajamento dos dentistas camocinenses, a participação da população, com cerca de 3000 pessoas atendendo ao convite para os exames preventivos e a parceria com o Estado, através do CEO regional. Esta junção garantiu o êxito da iniciativa.
Camocim, explica Yuri, “por estar na região litorânea do Ceará, expõe muitas pessoas, especialmente as que trabalham na agricultura e na pesca, a uma grande incidência de raios solares, o que pode estar por trás do número de casos verificados, que se não forem detectados e tratados precocemente, podem levar à mutilação, com a perda da língua ou maxilar, por exemplo, chegando até mesmo ao óbito. ” Com o êxito do projeto e a grande receptividade da população, que implicou na detecção e respectivo tratamento precoce de casos de câncer de boca, as equipes de saúde bucal do município prosseguirão, por todo o ano de 2017, e não apenas em novembro, durante o período da campanha nacional anual, com ações de conscientização e busca ativa de possíveis casos da doença.

Yuri enfatizou a importância do apoio do município e às parcerias: “Agradecemos o apoio da administração municipal, na pessoas da prefeita Monica Aguiar, em todas as etapas do processo, tanto na execução do projeto, quanto na ida da equipe à Fortaleza, para a apresentação de nosso trabalho. Também somos gratos a todos os cirurgiões dentistas da rede municipal, à equipe do CEO Regional, na pessoa do coordenador, Dr. Sena; do Dr. Everton, responsável pela biópsias e a Geiza da Silva, da micro regional, pelo apoio ao município e à região,” destacou.

(Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Camocim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário