quarta-feira, 15 de março de 2017

Camocim se consolida como destino para a Pesca Esportiva

O município de Camocim/CE, não apenas se integrou ao calendário da pesca esportiva no estado do Ceará, como tem se destacado no segmento que tem envolvido cada vez mais praticantes do esporte, que movimenta milhões de dólares nos EUA e que tem se expandido cada vez mais no Brasil. Esse contexto confirmou-se com a realização, no último final de semana, (10 e 11) do VIII Circuito Cearense de Pesca Esportiva – Etapa Camocim. O evento, contou com a participação de 14 equipes cearenses, sendo 11 de Fortaleza e 3 locais, cada uma com três membros, totalizando 42 participantes. A competição aconteceu no Rio Coreaú, em seu trecho final, quando deságua no Oceano Atlântico.
Abrindo o evento, na sexta-feira, 10, à tarde, a comissão organizadora realizou uma palestra gratuita, seguida de debate sobre o tema: “Pesca Esportiva” – Oportunidade de Emprego e Renda na Pesca Sustentável. O encontro aconteceu na Colônia de Pescadores Z1, que tem na presidência o Sr. Francisco Xavier e contou com a participação do Professor Dr. Gilberto Schwertner Filho, do IFCE, Campus Camocim, além de secretários da administração municipal, representantes da Capitania dos Portos de Camocim e do Sr. Tomaz, do SEBRAE. Ao término da reunião ficou definido que será formada uma turma, com pescadores camocinenses, que serão qualificados e receberão, no próximo mês de junho, em dia a ser confirmado, além do certificado do curso de capacitação, a carteira de Guia Turístico de Pesca.
Já no sábado, 11, a competição começou logo ao amanhecer, com a saída dos barcos por volta das seis horas da manhã, do Píer da Avenida Beira-mar e prosseguiu até por volta das cinco horas da tarde. A premiação foi do primeiro ao quarto lugar, tendo sido entregues troféus e kit’s esportivos “Faca na Rede” uma famosa marca de produtos esportivos, além do troféu para o pescador que capturou o maior peixe. A solenidade ocorreu por volta das 21h, também no Píer, com a presença dos competidores, turistas e amantes do esporte, além de diversas autoridades, dentre as quais a Secretária Rosana Lima, da Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico; Secretário Jonnes Costa, da Secretaria Municipal da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente; o
Secretário Benedito Vasconcelos, da Secretaria Municipal do Esporte e Juventude,  a vereadora Lúcia Freitas, 1ª Secretária da Câmara Municipal de Camocim; Sub-oficial Francisco Teles, da Capitania dos Portos de Camocim e Thiago Franklin, Presidente da APREECE. A Banda Lira animou o momento. A iniciativa privada também apoiou o evento através da empresa Faca na Rede, Hotel Casa de São José, Hotel Ilha do Amor e Restaurante Costa Verde. A FISH TV, canal fechado de televisão especializado em pesca, cobriu toda a programação e produzirá um programa sobre a competição.
Relação dos Campeões:
1º lugar – Equipe Titãs: Leonardo; Pedro Américo e Paulo Roberto.
2º lugar – Equipe Amélia: George; George Filho e Auricélio.
3º lugar – Equipe PDPM: Ricardo; Eugênio e Tatíco.
4º lugar – Equipe Ceará Pesca: Thiago Franklin; Tiago Menezes e Steven Oscar
Troféu “Maior Peixe” (48,9 cm): Auricélio – Equipe Amélia


Via Ascom – Prefeitura de Camocim/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário