sexta-feira, 10 de março de 2017

Conta de luz no CE terá aumento em cerca de 40 dias

O cearense deve começar a preparar o bolso para o novo reajuste na conta de luz no Estado, que entrará em vigor a partir de 22 de abril. A previsão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é aprovar o aumento médio para os consumidores residenciais (baixa tensão) para as indústrias (alta tensão) no dia 18 do mesmo mês, após analisar os diferentes fatores que influenciam a correção.
Em relação ao reajuste, o presidente do Conselho de Consumidores da Enel Distribuição Ceará (antiga Coelce), Erildo Pontes, informa que espera informações da Aneel, antes da aprovação do aumento, para examinar o quadro local. "Sem dados atualizados, ainda não temos como fazer uma projeção para o aumento da Enel. Mas apostamos que o reajuste não virá tão pesado como nos últimos anos, pois massacrou os consumidores", observa.

Cálculo
Em 2016, o aumento médio das tarifas de energia elétrica no Estado do Ceará fechou em 12,97%, sendo 13,64% para os clientes residenciais e 11,51% para as indústrias.

O cálculo do reajuste é realizado de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão assinado entre as distribuidoras e o governo federal brasileiro. O objetivo é manter o equilíbrio financeiro das concessionárias.

(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário