sábado, 8 de abril de 2017

Áreas de praia em Camocim estão improprias para banho, aponta Semace

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), divulgou na última sexta-feira (31), um relatório sobre as condições de balneabilidade de todo o litoral cearense. De acordo com o boletim mensal do órgão, de toda faixa leste oeste, apenas Camocim não possui condições para banho em algumas áreas de praia. 

O levantamento não aponta especificamente o local onde as águas estão em situação impropria, mas segundo os técnicos do órgão, as amostras são coletadas a 1 metro de profundidade nas áreas utilizadas para recreação. 

É considerada impropria as áreas que não atendem aos critérios estabelecidos para águas próprias, quando o valor obtido na última amostragem for superior a 2.500 coliformes termotolerantes por 100 ml da amostra, ou quando existirem ocorrências que possam ocasionar risco à saúde do banhista, tais como, presença de resíduos sólidos ou animais no entorno da área de banho.

Segundo a Semace, a ocorrência de chuvas de fevereiro a maio é um dos fatores que podem influir na qualidade da água do mar. Durante o período, aumenta o volume de lixo mal destinado e de esgoto não ligado à rede coletora que chega às praias, por meio de galerias pluviais. O quadro serve de alerta para os moradores da cidade reverem hábitos que levam riscos à saúde. 

A situação tende a se inverter nos meses de junho a janeiro, quando a estiagem deixa a grande maioria das praias livre dos agentes poluidores.

Praia limpa

Em dezembro do ano passado, o município perdeu a certificação Praia Limpa do governo do estado. A praia da zona urbana de Camocim não apresentou os padrões mínimos exigidos pelo programa, que são higiene, limpeza, segurança e conservação. "O objetivo da Certificação Praia Limpa é estimular o cuidado com as praias e desenvolver o turismo que é uma das grandes atividades econômicas do Estado", reforça o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.


André Martins/CPM
Fonte: Semace 

Nenhum comentário:

Postar um comentário