quinta-feira, 25 de maio de 2017

Prefeitura de Camocim realiza projeto “Amigo do Peito” em prevenção ao Câncer de Mama

A Prefeitura de Camocim, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, irá realizar de  29 de maio a 03 de junho na Praça da Matriz o Projeto “Amigo do Peito, Rastreamento para o Câncer de Mama”.  A ação tem como objetivo promover uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no município.
A Secretaria de Saúde junto com as Unidades Básicas de Saúde irão mobilizar as mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos para informá-las sobre o evento, que atuará na prevenção do câncer de mama. Os exames serão gratuitos e serão divulgados através das mídias sociais, informativos impressos, além de uma mobilização através de uma blitz, com esclarecimentos e distribuição de panfletos para os participantes.
Serão oferecidas 40 vagas por turno, ou seja 80 vagas por dia, totalizando 480 mamografias durante a semana, nos horários de 07:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h. Os exames serão realizados dentro de um consultório volante climatizado, equipado com um mamógrafo de última geração. Os laudos atestando o resultado de cada procedimento deverá ser encaminhado para as Unidades Básicas de Saúde de Camocim em um prazo de até 40 dias, com o respectivo encaminhamento para exames complementares e tratamento, se necessário.
A prefeitura espera que com essa ação as mulheres se estimulem a cuidar mais da sua saúde, com o autoexame, no qual pode haver uma descoberta precoce do câncer, aumentando as chances de êxito no tratamento e cura.
A Prefeita de Camocim, Monica Aguiar destacou a importância dessa campanha de mobilização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Essa campanha é primordial para conseguirmos uma mobilização de todos, pois só através de informações, diálogo e conscientização é que vamos conseguir uma prevenção eficaz contra essa doença”.


Via Prefeitura de Camocim

Nenhum comentário:

Postar um comentário