sexta-feira, 18 de agosto de 2017

TURISMO em Camocim; conheça aspectos da atividade turística no município

Camocim, localizado no litoral do extremo Oeste do estado do Ceará, possui atributos naturais de fazer inveja a qualquer cidade turística do Brasil. São 1.124 Km² de área territorial, sendo 62 deles de faixa litorânea com dunas, manguezais e ilhas, sem falar nos lagos e lagoas que viram atrações a parte de turistas e visitantes de todas as partes do país.
O município camocinense faz parte das 2.175 cidades do Brasil presentes no Mapa do Turismo 2017 do Ministério do Turismo - MTur, do Governo Federal, ocupando, ainda, o seleto grupo dos 424 locais que possuem a categoria "C" no mapa. 

A Categorização dos Municípios das Regiões Turísticas é um instrumento elaborado pelo órgão ministerial para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.

Na elaboração da nova versão da publicação, Camocim por ser a maior cidade litorânea da sua região, destino turístico de celebridades e visitantes, pela proximidade com Jericoacoara e possuir a maior estrutura de pousadas, hotéis e restaurantes, (o que é um incremento da atividade econômica do município, impulsionando a cadeia produtiva do turismo gerando empregos e a circulação de bens, serviços e mercadorias), já é um candidato a mudança de categoria. 

Segundo parâmetros do programa, Camocim, na categoria C concentra um turismo doméstico e um determinado fluxo internacional. Para mudar para B, avalia-se a quantidade de empregos formais que é gerado pela atividade e o que esta representa para a economia do município. 

No próximo dia 27 de setembro é comemorado o dia mundial do turismo, quem sabe novas ações de fomento da atividade possa ser implementada na nossa região. O caminho, a exemplo das mais famosas cidades do Brasil, passa pela cooperação e a parceria entre o poder público municipal e estadual e a iniciativa privada, esta com maior parcela de responsabilidade. Fora disso, teremos apenas, uma atividade comercial alternativa, num litoral vasto e bonito sem proveito econômico para Camocim e seu povo.

Texto e Arte: André Martins/CPN
Fotografia: Robervaldo Monteiro

2 comentários: