sábado, 30 de setembro de 2017

Pescadores de Camocim recebem GPS da Prefeitura para auxiliar no trabalho de localização dos barcos

Em uma ação inédita no país, equipes de pescadores camocinenses que navegam em “Botes Bastardos” receberam um total de 82 dispositivos de rastreamento e mensageiro via satélite oferecendo assim mais segurança para esses trabalhadores. Dessa forma, os pescadores que atuam em alto mar utilizando esse tipo de embarcação poderão enviar 4 tipos de mensagens: “Estamos bem”; “Estamos indo para terra firme”, “Estamos com problemas. Precisamos de reboque”; e por fim para os casos de extrema urgência, o tradicional “SOS”.
A entrega dos GPS é fruto dos esforços de um Grupo de Trabalho envolvendo a Prefeitura de Camocim, através da SEPARHMA – Secretaria da Pesca, Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Município, IBAMA, Capitania dos Portos, Cardume Socioambiental, Câmara de Vereadores e da Empresa Chariot Oil & Gas, que após ter enviado uma equipe de Pesquisa Sísmica para a região, realizou um Plano de Compensação da Pesca – PCAP, para os pescadores artesanais de Camocim, devido a uma pesquisa marítima denominada Projeto Bar Fases Unificadas, realizada pela empresa de novembro de 2015 a setembro de 2016, em águas profundas da Bacia de Barreirinhas, distante 61 km da costa cearense, o que prejudicou a atividade dos pescadores camocinenses.
“Com o auxílio desses equipamentos podemos fornecer mais segurança para esses pescadores e principalmente a tranquilidade tão necessária para as famílias destes profissionais, quando estes estão em alto mar”, ressaltou o secretário Jonnes Costa.

Na solenidade de assinatura dos termos de doação, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 28, no auditório do NAEC, a Prefeita Monica Aguiar falou sobre a importância da união de todos para a conquista de avanços efetivos em todas as áreas: “Prova disso é a obtenção desses dispositivos, que garantirão muito mais condições de socorro, em caso de emergência, mas também a tranquilidade para os familiares e proprietários das embarcações em saberem que as equipes de pescadores estão bem, em suas longas estadias em alto-mar”.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Camocim

Um comentário:

  1. A HISTÓRIA Q EU SEI NÃO TEM NADA AVÉ COM PREFEITURA DE CAMOCIM , E SIM DE UM GRUPO DE PESQUISADORES DA ÁRIA DE PETRÓLEO. AGORA SE A PEFEITA ESTÁ QUERENDO SE PROMOVER E OUTRA COISA. BOLSONARO É MEMEU 2018.ESSE SIM MERECE OS VOTOS DOS CAMOCINENSE .A ADM DO MAQUIAGEM PIRA

    ResponderExcluir