quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Turismo | Descubra Camocim

Camocim, localizado no litoral do extremo Oeste do estado do Ceará, possui atributos naturais de fazer inveja a qualquer cidade do Brasil. São 1.124 Km² de área territorial, sendo 62 deles de faixa litorânea com dunas, manguezais e ilhas, sem falar nos lagos e lagoas que viram atração a parte de turistas e visitantes de todas as partes do país.
O município camocinense faz parte das 2.175 cidades do Brasil presentes no Mapa do Turismo - MTur, do Governo Federal, ocupando, ainda, o seleto grupo dos 424 municípios que possuem a categoria "C" no mapa.

Camocim aparece nos principais sites de turismo da internet, listando como atrações as famosas Praia da Tatajuba, Praia do Guriú, Praia do Maceió (localizada na sede do município) Ilha do Amor, Barra dos Remédios, Praia da Barrinha, Praia do Farol, Lago das Moreias, Lago Grande e Praia do Xavier. Sem falar na Av. Beira Mar no centro do município que vira local de grande visitação de domingo a domingo, dia e noite. 

Na elaboração da nova versão do Mapa do Turismo do Brasil, espera-se que Camocim possa ser classificada como a única cidade litorânea da sua região na categoria B, o que significa a concentração do turismo doméstico combinado com um certo fluxo internacional, impulsionado sobretudo pela proximidade com Jericoacoara, um dos destinos favoritos de artistas famosos e celebridades.  A estrutura de pousadas, hotéis e restaurantes existente em Camocim vira um incremento na atividade econômica do município, estimulando a cadeia produtiva do turismo gerando empregos e a circulação de bens, serviços e mercadorias. 

Em 2018, a cidade começa com boas expectativas para o setor turístico. Circula com força a informação da reabertura do Hotel Boa Vista Resort, o maior empreendimento hoteleiro do litoral Oeste, desativado desde de 2011 por enfraquecimento da atividade comercial no Ceará. A articulação para a reativação do hotel está sendo costurada com um grupo de investidores estrangeiros em parceria com forças políticas locais.  

O caminho, a exemplo das mais famosas cidades do Brasil, passa pela cooperação e a parceria entre o poder público e a iniciativa privada, eis a receita para deixarmos de termos um turismo que represente apenas uma atividade comercial alternativa, num litoral vasto e bonito, no entanto, sem proveito econômico para Camocim e seu povo.

André Martins/CPN
Foto: André Martins, Wagner e Vando Arcanjo

Um comentário:

  1. Q CAMOCIM É UMA CIDADE BELA NÃO TENHO DÚVIDAS, PENA Q ESTÁ ENTREGUE A FACÇÕES POLÍTICAS CRIMINOSAS Q NÃO TEM NENHUM COMPROMISSO COM A CIDADE. BOLSONARO PRESIDENTE .MEMEU O NOVO LÍDER DA REGIÃO NORTE VEM AI PARA BOTAR O INSULINA NA RESERVA. A ADM SÓ MAQUIAGEM ENLOUQUECE.

    ResponderExcluir