terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Camocim como importante produtor de Atum no Ceará

O Ceará produz atualmente um milhão de quilos de atum por mês. Os números da Secretaria da Agricultura mostram a evolução na criação de negócios com esse tipo de pescado, cujo potencial econômico foi negligenciado durante muito tempo.

Com a inclusão da exploração do produto nos projetos governamentais, foi instalado em Acaraú um estaleiro que trabalha atualmente na construção de 15 embarcações, mas ainda faltam incentivos para exportação.

Itarema, Acaraú e Camocim concentram os negócios na área. Boa parte da produção é encaminhada para São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, atendendo ao mercado interno, principalmente a demanda de restaurantes por pratos de sushi. Os enlatados da marca Robinson Crusoé demandam 30% do que é pescado por aqui e o restante é destinado ao consumo local e ao segmento exportador.

O secretário da Agricultura e Pesca, Euvaldo Bringel, explica que o mercado internacional é atendido através de remessas de atum transportadas por aviões e navios, mas reconhece que a atividade ainda engatinha diante do seu potencial.

Com as propostas de incentivo à economia do mar, a ideia é de destravamento de processos para o crescimento do setor.

Informação do Jornal O Povo
Foto: reprodução

Um comentário:

  1. NAO SO DE ATUM , MAIS TAMBÉM DE BURACOS KKKK. A ADM TATU CAMINHA DENTRO EM CAMOCIM AGRADECE. BOLSONARO PRESIDENTE. MEMEU O NOVO LÍDER DA REGIÃO NORTE VEM AI.

    ResponderExcluir