sexta-feira, 4 de maio de 2018

Ceará reforça dose da vacina contra Influenza H1N1

O Ceará deve receber até o sábado mais 720 mil doses da vacina contra Influenza (H1N1). Serão 200 mil até o fim da tarde desta sexta-feira e mais 520 mil neste sábado. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), que coordena todas as ações de combate à doença no território cearense. Com essa remessa, o órgão espera regularizar a demanda. As doses fazem parte do 4º lote de vacina destinado a Fortaleza. Na última sexta-feira, o Estado recebeu 176 mil unidades. No total, o Ministério da Saúde (MS) deve enviar pouco mais de 2.5 milhões de doses.
Segundo o titular da Sesa, Henrique Javi, 40% do grupo prioritário já foi imunizado contra a gripe no Ceará. "Um recorde se compararmos com os anos anteriores", comenta ele. A meta é vacinar 90% dessa faixa populacional. Em anos anteriores, no mesmo período de tempo, o Estado tinha média entre 10 a 15% de imunizados.
"Não existe motivos para correria. Até porque a campanha prossegue até o dia 1º de junho e no sábado, dia 12, teremos em todo o País, o Dia D, quando todos os postos estarão abertos", frisa o secretário.
Ainda segundo Henrique Javi, a vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da doença grave e de suas complicações. "A prevenção é fundamental, como lavar as mãos, passar álcool gele, ao sinal de febre alta por mais de 48 horas, procurar unidade de saúde e receber orientações médicas", salienta.
Fazem parte do grupo prioritário pessoas a partir de 60 anos; crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores de saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas privadas de liberdade - o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional. As pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário