terça-feira, 1 de maio de 2018

CPTEC alerta para risco de raios para a região de Camocim

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) divulgou, ontem (30) um sinal de alerta para riscos moderados de ocorrência de raios dentro das próximas 72 horas.
A cobertura de locais afetados é de boa parte da região Nordeste, passando por boa parte do Estado do Ceará, como nos municípios de Fortaleza, Camocim, Itapipoca, Maracanaú, Aquiraz e Mossoró. O Grupo de Eletricidade Armosférica (ELAT), indica que, se houver a possibilidade, não se deve permanecer na rua durante as tempestades.
É necessário procurar abrigo em lugares como carros ou ônibus não conversíveis; moradias que possuam proteção contra raios; abrigos subterrâneos ou em barcos ou navios metálicos fechados. Se estiver dentro de casa, é preciso evitar usar telefone com fio ou celular ligado a rede elétrica; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas e tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. Se estiver na rua, segurar objetos metálicos longos, como tripés, por exemplo, é proibido. 
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 50 milhões de raios caem todos os anos no Brasil.
De 2000 a 2014, 1.790 pessoas morreram em decorrência de raios, 25% deles caíram em zonas rurais e 19% dentro de casas.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário