quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Outubro Rosa: Policlínica de Camocim realiza mamografia gratuita

A policlínica Libório Gomes de Camocim e outras 18 unidades espalhadas pelo estado do Ceará, conta atualmente com uma rede de atendimento de mamógrafos capazes de atender mulheres que buscam a prevenção do câncer de mama.
Os exames estão sendo intensificados durante a campanha Outubro Rosa, promovida e incentivada pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Saúde.

Nas 19 policlínicas, espalhadas por todas as Regiões do Ceará, existem mamógrafos disponíveis para atender às pacientes que desejem procurar o diagnóstico de câncer de mama. Entretanto, ainda há resistência das mulheres para fazer os exames, como destaca o coordenador do Comitê Estadual de Combate ao Câncer, médico oncologista Luiz Porto. "Em cada mil mulheres rastreadas, encontram-se três casos de câncer de mama. Ele conta que uma pesquisa realizada junto a 3,5 mil mulheres de Fortaleza encontrou 380 com alto risco de desenvolver a doença. Exames foram marcados para essas mulheres, mas só a metade compareceu. Os pesquisadores foram às casas das mulheres para investigar os motivos das ausências e as justificativas foram diversas e surpreendentes – medo do diagnóstico, medo de perder a mama, medo de perder os cabelos ou porque os maridos não permitiram a realização do exame por profissionais homens. O desafio é vencer a resistência das mulheres."
Como todos os tipos de câncer, o da mama é caracterizado pelo crescimento descontrolado de células que adquirem características anormais. A patologia é classificada em diversos tipos e possui características e níveis diferentes de gravidade. Por isso é imprescindível o acompanhamento médico. A ordem do tratamento depende das condições em que o tumor foi diagnosticado. O primeiro passo é fazer o diagnóstico completo com análises clínicas e biópsia para descobrir se o tumor é benigno ou maligno. Então, o médico faz a indicação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia ou das práticas combinadas, de acordo com cada caso.

Mais informações na Policlínica de Camocim
Tel: (88) 3621-1725

Nenhum comentário:

Postar um comentário