sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Granja adere ao selo Brasil Amigo da Pessoa Idosa

Granja está incluída entre os 41 municípios cearenses que aderiram ao selo Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O estado é o que mais concentra municípios em todo o país, segundo o Ministério do Devolvimento Social.  

As ações do programa se baseiam no cumprimento do conjunto de leis que constam no Estatuto do idoso. 

A certificação é recente e conta com cinco selos. O primeiro é o de adesão. 

Para receber o segundo, é preciso traçar um Plano Municipal do Idoso a partir das políticas pública, com a constituição de um conselho, com capacitações, traçar diagnósticos da situação e, sobretudo, ouvir as pessoas com mais de 60 anos. Do terceiro ao quinto, os selos bronze, prata e ouro são recebidos a partir do cumprimento das metas estabelecidas pelo plano, com o requisito de cumprir um conjunto de 20 ações.

Para receber o bronze é necessária a realização de uma discussão do projeto de lei do Plano Municipal com a população, aprovação do Plano Municipal de Envelhecimento Ativo pela câmara de vereadores e pelo próprio prefeito e a divulgação dessas ações. Já para o selo ouro é obrigatório realizar ações de direitos humanos, saúde, assistência social e, pelo menos, outras seis ações opcionais.

Na foto acima, está um grupo de idosos que fazem parte do grupo Girassol organizado pela Secretaria municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania de Granja. São dezenas de granjenses da terceira idade que juntos participam de atividades culturais, esportivas, passeios e oficinas. 

André Martins/Foto reprodução facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário