quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Mais três praias do Ceará são contaminadas por óleo

Outras três praias do litoral cearense foram atingidas pelo vazamento de petróleo cru nesta quinta-feira (24). Moradores de Parajuru, em Beberibe; Canoa Quebrada e Melancias, em Icapuí, confirmaram a presença de manchas de óleo em alto mar. Dessa forma, 21 praias do Estado já tiveram contaminação da substância. 
 
Por ser considerada uma região "sensível", a faixa de mar que compreende os municípios de Fortim, Aracati e Icapuí, recebeu sobrevoo preventivo da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para localizar o óleo. 
 
Conforme a Semace, duas operações realizadas recolheram 850 litros de óleo, sendo uma em nove praias do Ceará, e outra na Praia do Futuro. O órgão estadual recebeu outros 500 litros recolhidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). 
 
A soma de 1.350 litros de óleo foi enviada para ser queimada em uma fábrica de cimento, em Sobral, na região Norte do Estado. A pasta espera receber mais 1,5 mil litros da substância que foi recolhida pela Prefeitura de Aracati na última quarta-feira (23) para ter a mesma destinação. 

O Diário do Nordeste entrou em contato com a tenente Vanessa Mendonça, da Marinha do Brasil, em busca de detalhes sobre a atuação do Grupo de Acompanhamento e Avaliação, que mapeia as áreas contaminadas, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário