quinta-feira, 12 de março de 2020

Saiba quem tem passagem gratuita nos transportes intermunicipais da Coopitrace

O principal meio de transporte intermunicipal na região Oeste do estado, estão concentradas nas vans e topiks da cooperativa Coopitrace. Quem utiliza tal modalidade de transporte precisa estar atentos aos direitos e deveres que regem o funcionamento do transporte. 

De acordo com a legislação estadual, idosos, militares, crianças menores de 6 anos, agentes de fiscalização e deficientes físicos têm isenção de pagamento de passagens de acordo com as situações descritas abaixo: 

Idosos: 
Será garantido, em cada viagem, um assento para o transporte gratuito de um idoso com idade a partir de 65 anos, desde que se apresente solicitação prévia de 48 horas antes da hora do embarque. 

Crianças:
Crianças de até 6 anos de idade (seis anos) devem ser transportadas gratuitamente, desde que não ocupem poltronas e sejam respeitadas a leis aplicáveis ao transporte de menores. 

Militares: 
A lei assegura ao Militar estadual da ativa, quando fardado e mediante apresentação de sua identidade militar, o transporte rodoviário intermunicipal gratuito, desde que respeite a cota máxima de 2 (dois) militares por veículo. 

Agentes de fiscalização: 
Fica isento o pagamento da passagem, agente responsável pela fiscalização por parte do poder concedente ou por parte da agência reguladora - ARCE, quando em serviço, devendo a transportadora reservar uma poltrona, desde que tenha sido requisitada 12 (doze) horas antes da partida do veículo. Os mesmos agentes de fiscalização estarão isentos do pagamento da tarifa de passagem quando necessitarem realizar trabalho de caráter emergencial. 

Deficientes físicos: 
O portador de necessidades especiais físicas, auditiva, mental, visual, comprovadamente carentes, também terão a gratuidade garantida. 

As regras acima constituem parte dos diretos e deveres de cooperados e passageiros que utilizam tal modalidade de transporte em todo o território cearense. 

A Coopitrace está subordinada a Fecoopace - Federação das Cooperativas de Transportes Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará. 

Para acompanhamento direto da prestação de serviços de transportes intermunicipais, o Detran atua diretamente com a ARCE- Agência Reguladora do Estado do Ceará. A agência disponibiliza o telefone 0800.275.3838 para contato.  

André Martins

3 comentários:

  1. Essa cooperativa precisa investir em capacitações de relações humanas para cobradores e motoristas,poisa gente testemunha cada cena de desrespeito aos usuários todos os dias. Quanto as passagens gratuitas,isso não acontece. Por quê? Falta de informação e excesso de esperteza.

    ResponderExcluir
  2. Sem contar quando a gente é barrada na porta do transporte por vir "debaixo" ou " de cima".Um cúmulo, até parece que a gente vai de graça. Não pensam nos usuários que tem hora pra chegar no trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Agora sim queria fala sobre esse assunto mas outro ??? Se a topik pega 11 passageiros sim isso e o certo mas tem ums que coloca mas da conta enche a transporte todo e fica apertado de mas cara isso pode ate causa desmanho de idosos que vam nesse apertado de a pessoa fica com muito calor agunia ???????? Pq que ??? Eles tem que leva a contia certo nao passando dos limites

    ResponderExcluir