domingo, 31 de maio de 2020

Começa o lockdown em Camocim: saiba o que muda para o comércio local

Foto: André Martins
Nesta segunda-feira, 01 de junho, a cidade de Camocim decreta oficialmente seu primeiro primeiro isolamento social rígido, também conhecido por lockdown. Diante do novo cenário social, novas regras de circulação de pessoas e veículos, bem como funcionamento do comércio já começa a valer. 

O Presidente da Câmara de Dirigentes Logistas de Camocim - CDL, Edemir Pereira, que esteve reunido com a comissão de enfrentamento a pandemia do coronavírus em Camocim, informa como funcionará o comércio a partir das 0h desta segunda-feira, 01 de junho. 

Leia a nota da CDL Camocim:


"O presidente da CDL de Camocim, Edemir esteve reunido hoje junto com o comitê de enfrentamento do covid-19 e a prefeitura de Camocim para analisar os procedimentos que serão tomados a partir das últimas informações que foram anunciadas com relação ao isolamento social rígido, para os dias (01/06 até 07/06/2020).
Na reunião foi pautada as seguintes informações:
Não será permitida a abertura de comércios “não essenciais” da zero hora de hoje para vender internamente por delivery.
As vendas de alimentos poderão continuar com suas vendas deliverys.
Os restaurantes também poderão continuar com suas vendas deliverys.
Também esta permitido a entrega de medicamentos por delivery.

(Obs: Será permitido delivery até às 22:00h nos restaurantes e lanchonetes, lembrando que esta vedado o atendimento presencial).

Os serviços essenciais como: farmácias, supermercados, frigoríficos, postos de combustíveis, distribuidoras de gás, padarias e atendimentos médicos estarão disponíveis.
Os bancos irão permanecer com seus atendimentos.
Só será permitida a entrada de mercadorias essenciais “Alimento e Medicamento” em Camocim.

Lembrando que não será permitida a circulação das pessoas e veículos nas vias públicas, somente em casos onde você tenha que ir as atividades “consideradas essenciais” *.
Você que tiver algo para ser resolvido nos bancos, precisará apresentar documentos comprobatórios, como boletos, saque de aposentadorias, etc.

Com relação ao trânsito de pessoas pedalando, caminhando etc, não será mais permitido, e caso seja feito o contrário, a pessoa será notificada e encaminhada para as autoridades responsáveis.

O comércio não funcionará durante este período, exceto os essenciais que já foram citados.
Com relação ao decreto estadual que ia valer a partir do dia 01 de junho, os estabelecimentos como salões de beleza, óticas, lojas de construções e etc, não poderão abrir, pois o município não considerou nesse momento como sendo essenciais.

Desde já agradecemos a compreensão de todos."

André Martins

Capitania dos Portos de Camocim envia nota sobre pescador desaparecido

Foto da embarcação e da vítima Marcelo da Silva Pereira 

Sobre o desaparecimento do pescador camocinense Marcelo, a Capitania dos Portos de Camocim, agência da Marinha do Brasil no município encaminha nota informativa. Leia abaixo:

"Até o presente momento, foram levantadas as seguintes informações, as quais carecem de aprofundamento para garantir a sua fidedignidade:

Em 14 de maio, a embarcação “4 DE ABRIL I” demandou de Luís Correia-PI, a fim de realizar atividade de pesca, com previsão de passar 22 dias no mar. No dia 26 de maio, a uma distância aproximada de 70 milhas náuticas (cerca de 130 km) da cidade de Tutóia, no Maranhão, por volta das 10h, o pescador MARCELO DA SILVA PEREIRA (36 anos) avistou uma boia de marcação de rede de pesca ao largo e, segundo relato do Mestre da embarcação, o pescador pulou com o intuito de resgatar essa boia. Na ocasião, o mar apresentava forte corrente, afastando-o rapidamente da embarcação, até que o pescador havia sumido do visual, não sendo possível efetuar o seu resgate. Assim, após a frustrada tentativa de resgate, a embarcação regressou para Camocim-CE, atracando hoje, dia 31, por volta das 8h.

Nesse sentido, a Agência da Capitania dos Portos em Camocim, a par dessas informações, notificou o incidente ao Centro de Coordenação SAR (Seach and Rescue – Busca e Salvamento) responsável pela área do desaparecimento, no âmbito do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo Brasileiro. Além disso, designou uma Equipe de Busca e Salvamento com o propósito
de verificar o ocorrido, estabelecendo contato imediato com o Mestre e Tripulantes da embarcação “4 DE ABRIL I” e familiares do desaparecido, a fim de colher maiores informações, bem como disseminar o ocorrido às Colônias de Pescadores e demais membros da Comunidade Marítima.

As próximas ações e providências estarão sob a coordenação do SALVAMAR NORTE, subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, sediado em Belém-PA.

Um inquérito administrativo deverá ser instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido."

Ricardo Peixoto
Tenente/Capitão da Marinha 


André Martins

Jovem de Jijoca que saiu de casa em fevereiro foi encontrada morta a tiros nesta madrugada

"A Jovem Klaryce, de 12 anos,que havia saído de casa em Fevereiro e pegado um táxi em Cruz para seguir até Fortaleza, apareceu morta nesta madrugada com 07 tiros nas costas. Os disparos foram ouvidos 1:45 da manhã deste sábado no Córrego do Mourão, e logo a menina foi reconhecida como sendo a Klaryce e quando a família foi chamada confirmou a informação."

Entenda a História:
"Em Fevereiro, a menina Clarisse fugiu da porta do Colégio Carlos Jereissati, em Jijoca de Jericoacoara, onde estudava. Foi até a Cidade de Cruz, de moto com o namorado que havia conhecido há pouco pela internet. Lá em Cruz, fretaram um táxi e seguiram para Fortaleza e não voltou mais. Depois entraram em contato com a mãe e mandaram tirar a postagem de DESAPARECIDA para que ela pudesse sair de casa com o namorado sem ser reconhecida. De lá até aqui a Klaryce se comunicava com a mãe por mensagem e sempre afirmava que estava tudo bem. Hoje recebemos a notícia trágica do seu assassinato.
Lamentável a perda de uma adolescente nestas circunstâncias."

Via Facebook Idomilson Martins 

Reabertura da Igreja para atividades presenciais depende dos números da pandemia em Camocim; afirma Pe. Evaldo Carneiro

O Pároco da igreja católica de Camocim, Pe. Evaldo Carneiro, esclarece que embora o estado autorize o retorno das atividades religiosas a partir de 22 de junho em todo o estado, as cerimonias presenciais na paróquia de Camocim vai depender das incidências do Coronavírus no município que terá sua análise minuciosa. 

Leia abaixo: 

André Martins 

Camocim na lista de municípios que deverão adotar isolamento social rígido a partir de segunda-feira, 01

Decreto estadual confirma recomendação formal do estado para que Camocim entre na lista de municípios que deverão adotar isolamento social rígido a partir de segunda-feira, 01.

Mais informações serão detalhadas serão trazidas em decreto municipal que deve ser lançado ainda hoje, 31. 

André Martins

sábado, 30 de maio de 2020

Governador anuncia que Camocim deve ter isolamento social rígido a partir de segunda, 01

O governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza anunciaram, em live pelas redes sociais na noite deste sábado (30), a prorrogação das medidas de isolamento social por pelo menos mais uma semana. Além da capital, os municípios de Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Itarema, Acaraú, Sobral e Camocim devem entrar no regime rígido de isolamento.
"Agora à noite, será publicado um novo decreto pelo Estado onde estabelecemos a renovação do isolamento social em todo o Ceará, medida que tem feito com que o poder público possa ampliar a rede de saúde pública durante a pandemia do novo coronavírus", disse o governador Camilo Santana.
Camilo voltou a reforçar a importância do isolamento para combater a propagação da Covid-19 no Ceará. Ainda segundo o governador, todas as medidas estaduais estão sendo tomadas a partir das recomendações dos especialistas da saúde.
O chefe do Executivo, contudo, ressaltou que, na próxima segunda-feira (1º), começa a fase de transição do plano de retomada econômica, quando será liberado o retorno parcial às atividades para algumas empresas.
"Listamos também neste decreto a volta de algumas atividades econômicas, como algumas cadeias da indústria, da construção civil e da saúde, que servirão como base para avaliarmos o retorno da economia", afirmou.
Conforme o governador, o avanço de cada fase da retomada deverá acompanhar a melhora nos índices de saúde, como internações, contaminações e óbitos causados pelo novo coronavírus.
Sobre a situação da capital, o prefeito Roberto Cláudio disse que os dados indicam estabilização. O prefeito, contudo, pediu cautela à população, uma vez que o recuo no número de mortes ainda é "leve e discreto".

Camocim 

Agora a noite, a Secretaria de Saúde do município atualizou os números da doença em todo o território. Atualmente, são 388 casos confirmados de Covid-19, 15 pacientes internados e 9 mortos em virtude da doença. São 7 novos diagnósticos positivos e 4 novas internações nas últimas 24 horas. 

Com informações G1/CE

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Com sistema de saúde a beira do colapso, Camocim amplia oferta de leitos da UPA 24 horas

Foto: André Martins
A Prefeitura de Camocim iniciou nesta quinta-feira, 28, a instalação de estrutura improvisada no pátio da Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 horas com o objetivo de ampliar a oferta de leitos dedicado a pacientes da Covid-19. Segundo o comunicado do Governo, serão 12 novas unidades. 

Com o aumento exponencial dos casos de Coronavírus, a consequência foi o aumento das internações e a ocorrência de óbitos. Pelo menos 6 dos 8 registros de mortes em consequência da Covid-19 se deram na UPA 24hs de Camocim em pacientes a espera de vaga em hospitais de outras cidades. 

À falta de leitos é a principal carência do município neste momento de pandemia. O que revela um sistema em colapso. Sem condições de acolhimento em caso de internações em grande número. 

Até o momento, são 310 registros da doença no município. Sendo a maioria dos casos na área urbana da cidade. 8 pessoas encontram-se internadas e 8 morrem. 

Os números colocam Camocim entre cidades com alerta máxima entre as cidades da região Norte ao lado de Acaraú, Massapê e Sobral. 

André Martins

Ceará tem menor taxa de contágio do País e estabiliza curva da Covid-19

Ainda não é a notícia que sempre quisemos dar, mas já é melhor do que muitas: a curva de contágio do novo coronavírus no Ceará está, hoje, estabilizada. Uma pesquisa do grupo Covid-19 Analytics, que reúne engenheiros, economistas e cientistas de dados, aponta que o Estado é o único de todo o País com taxa de contágio abaixo de 1 (0,92). Isso significa dizer que, em média, cada infectado no Ceará transmite o vírus para menos de uma pessoa - cenário que, se for mantido, deve frear o avanço da doença e diminuir o número de novos casos.
Atualmente, o Ceará tem 37.821 casos confirmados e 2.733 mortes por Covid-19. Outras 24.979 pessoas estão recuperadas. Em Fortaleza, são 21.328 confirmações da nova virose e 1.804 óbitos, enquanto os recuperados somam 13.950 casos. Os dados são do Integra SUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizados às 18h04 dessa quinta-feira (28).
O cálculo para se obter o número efetivo de reprodução (R) - nome oficial da "taxa de contágio" - considera variáveis como o crescimento de casos confirmados dia a dia, o número de pacientes recuperados e o de casos ainda ativos. Desse modo, outro fator que interfere nos resultados são os níveis de transparência na divulgação de dados por parte das secretarias de saúde estaduais, já que o Covid-19 Analytics utiliza fontes oficiais.
O levantamento da PUC-Rio mostra as taxas de contaminação no Ceará entre os dias 15 de abril, quando uma pessoa infectada no Estado transmitia a doença para outras 2,75; e 26 de maio, segundo dia em que a taxa ficou abaixo de 1, considerado o "ideal". O número favorável foi atingido ainda em 25 de maio, quando ficou em 0,99. A taxa atual do Brasil, de 26 de maio, é de 1,89.
O pico de transmissibilidade no Ceará, segundo os dados, foi registrado no dia 22 de abril, quando a taxa de contágio totalizou 3,01 - ou seja, um doente cearense passava o novo coronavírus para cerca de três pessoas, fazendo os casos se multiplicarem com maior velocidade.
O modelo matemático leva em conta também o tempo de recuperação de cada paciente, como explica Gabriel Vasconcelos, pesquisador de pós-doutorado da Universidade da Califórnia e integrante do Covid-19 Analytics. "A taxa está ligada diretamente a quantas pessoas cada doente infecta. O que a faz subir ou descer é a velocidade com que as pessoas se recuperam. Conforme os tratamentos forem avançando, o número desce; se os pacientes ficam doentes por mais tempo, podem infectar mais gente, e a taxa sobe", pontua.

Leia a matéria completa no Diário do Nordeste

Quarta parcela do auxílio emergencial deverá ser paga, afirma Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (28) que o governo deve propor uma quarta parcela do auxílio emergencial, atualmente em R$ 600, mas que o valor ainda está em estudo pelo governo, que poderá reduzi-lo.
"Nós já estudamos uma quarta parcela com o Paulo Guedes. Está definindo o valor, para ter uma transição gradativa e que a gente espera que a economia volte a funcionar", afirmou o presidente durante sua live semanal, transmitida pelas redes sociais.
O auxílio emergencial prevê o pagamento de três parcelas de R$ 600 para trabalhadores informais, integrantes do Bolsa Família e pessoas de baixa renda. De acordo com a Caixa Econômica Federal, cerca de 59 milhões de pessoas já receberam o benefício. Cada parcela do auxílio emergencial custa aos cofres públicas cerca de R$ 48 bilhões.
Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a permanência por mais tempo do pagamento do auxílio emergencial, mantendo-se o valor de R$ 600.

Agência Brasil

Ceará chega a 37,8 mil casos de Covid-19 e tem 2.733 óbitos pela doença

O número de mortes provocadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) chegou a 2.733 nesta quinta-feira (28) no Ceará. Os casos de infectados pela Covid-19 chegou a 37.821 conforme a atualização das 18h04 da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do estado (Sesa).
Fortaleza, que concentra o maior número de ocorrências do estado, aparece com 21.328 pessoas acometidas pela enfermidade e 1.804 pessoas que perderam a vida em razão da doença.
Outros municípios que passaram de mil infectados são Caucaia, Sobral e Maracanaú. Enquanto Caucaia contabiliza 1.279 pessoas com a Covid-19 e 78 óbitos, Sobral tem 1.186 diagnósticos e 57 mortes. Já Maracanaú aparece com com 1.068 casos da doença e 95 falecimentos.
A quantidade de casos investigados do novo coronavírus (SARS-CoV-2) é de 46.895 e em todo o estado houve a recuperação de 24.979 pessoas.
Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

A taxa de letalidade da doença no Ceará é de 7,2%.

Via G1/CE

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Loja de material de construção, Óticas e Salões de beleza iniciam abertura gradual segunda, 01

O governador Camilo Santana (PT) anunciou transição para reabertura das atividades econômicas, a partir de segunda-feira, 1º de junho (01/06). O decreto de isolamento social será prorrogado, mas o isolamento rígido, o chamado lockdown, será encerrado. No comércio, será autorizada na transição a abertura de lojas ligadas a material de construção, com horários de abertura determinados. 
Na construção civil, serão autorizadas obras com máximo de 100 operários, com até 31% de retomada. Setor de higiene e beleza, como barbearias, manicures e salões de beleza poderão também abrir. Também será retomada a indústria têxtil e de calçados, fabricação de eletrodomésticos, indústria automotiva, retorno dos treinos esportivos e dos times de futebol "participantes da final do Campeonato Cearense". Também poderão abrir lojas relacionadas à saúde, como óticas e outras. 
Toda a cadeia da saúde terá retomada autorizada, como consultórios médicos, odontológicos e escritórios. Após a transição de sete dias, haverá quatro fases de retomada. A cada fase haverá avaliação com base nos dados de saúde.

Via O POVO Online

NOTA DE ESCLARECIMENTO - Funerária São Francisco

Em cumprimento as normas determinadas pelo Município de Camocim descritas em ofício circular (N° 01/2020 de 14 de abril de 2020), tendo como base decisão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/CE), a Funerária São Francisco (Plasfran) vem público reafirmar que tem adotado todas as medidas de segurança na prestação de seus de serviços funerários com o objetivo de preservar a saúde de seus clientes e colaboradores. 

Para tanto, a empresa informa que adaptou seus serviços ao público em razão do período de pandemia do novo coronavírus, ficando restritos os serviços de copa e transporte com ônibus para evitar aglomeração de pessoas acima do número permitido pela lei. 

Pela determinação, "fica limitada a realização de cerimônia funerárias (velórios) aos familiares e sempre em número não superior a 10 (dez) pessoas, por qualquer causa mortis, exceto os óbitos derivados do Covid-19, devendo estes serem realizados exclusivamente no período diurno com duração limitada ao máximo de 01 (hora), visando garantir que o sepultamento se dê no mesmo dia do óbito; que os falecidos em decorrência da Covid-19 sejam sepultados imediatamente, tão logo seja liberado o corpo, sendo determinantemente proibida a realização de velório e que os envolvidos em todo o processo obedeçam as recomendações de utilização de Equipamento Individual de Proteção - EPI's."

A empresa destaca ainda, que o Cemitério Jardim Eterno permanece funcionando 24 horas por dia para realização de sepultamentos noturnos em caso de necessidade. 

A Funerária São Francisco, empresa do Grupo Plasfran, como fiel cumpridora de suas responsabilidades, põe em prática todas as medidas acima descritas e se coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos. 

Grupo Plasfran
Rua: Dr. João Tomé, 867 - centro de Camocim. Telefone: 88 3621-0044

Restaurantes e bares se preparam para retomar atividades a partir de 22 de junho

Foto: André Martins

Restaurantes e bares de Fortaleza se preparam para retomar as atividades a partir do dia 22 de junho, na segunda fase do processo de flexibilização das atividades econômicas definido pelo Governo do Estado em paraceria com as entidades representativas. De acordo com a proposta do Governo, os restaurantes devem funcionar com, no máximo, 15 mesas para que se mantenha distância segura entre os frequentadores.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) questiona o calendário e o número de mesas. De acordo com o empresário Rodolphe Trindade, presidente da entidade, os restaurantes deveriam ser autorizados a funcionar já na primeira fase, uma vez que os trabalhadores precisarão ter onde se alimentar. 
"Em outros estados que já reabriram parte de sua economia, os que não colocaram os restaurantes abertos para atender os trabalhadores, tiveram grandes aglomerações em supermercados e padarias, o que ocasionou sérios riscos à saúde dos mesmos e possíveis aumentos nos índices de casos de contaminações", ressaltou em ofício encaminhado ao governador Camilo Santana.

De acordo com o cronograma de retomada das atividades da economia anunciado na tarde desta quinta-feira, 28, o bares e restaurantes estão incluídos a partir da 2° fase de funcionamento de 22 de junho a 6 de julho (segunda fase de retomada gradual (13 cadeias de menor risco, sem limitações, além de comércio em shoppings e serviços).

Via Diário do Nordeste

Eleito como bolsonarista, deputado cearense aponta esquema de ‘fake news’ ligado ao Planalto


Em depoimento prestado em juízo, o deputado federal Heitor Freire (PSL/CE), que já integrou um núcleo próximo ao presidente Bolsonaro, revelou a existência de um grupo conhecido como “gabinete do ódio”. O grupo coordenaria ações nacionais e regionais de propagação de 'fake news' e ataques a figuras públicas e instituições. As informações prestadas pelo parlamentar cearense constam na argumentação presente na decisão de hoje, do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que resultou em operação da Polícia Federal.  

A ação determinou cumprimento de mandados de busca e apreensão contra blogueiros, parlamentares e empresários, todos com ligações ao governo Bolsonaro e ao próprio Palácio do Planalto.

O inquérito investiga a existência do grupo que, segundo o ministro, coordenaria ações como a “disseminação de notícias falsas, ataques ofensivos a diversas pessoas, às autoridades e às instituições democráticas, dentre elas o Supremo Tribunal Federal, com flagrante conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática”, revela o ministro no inquérito ao qual esta coluna teve acesso.  

No depoimento, Heitor Freire, eleito deputado federal em 2018 por meio do movimento bolsonarista no Ceará, confirmou a existência do chamado “gabinete do ódio”, apontando inclusive nomes dentro da estrutura. Segundo Heitor, no depoimento, o grupo “se especializou em produzir e distribuir fake news contra diversas autoridades, personalidades e até integrantes do STF”. A atuação, segue o depoimento, consistia em coordenar nacional e regionalmente a propagação dessas mensagens falsas ou agressivas.  

A estrutura, de acordo com o depoimento que consta no processo, conta com uma grande quantidade de páginas nas redes sociais, “que replicam quase instantaneamente as mensagens de interesse do gabinete”. A organização conta com colaboradores de vários estados, a grande maioria sendo de assessores de parlamentares federais e estaduais.  

As informações que ajudaram no convencimento do ministro Alexandre de Moraes para a operação ocorrida nesta quarta-feira (27) detalham o que seria a atuação dos grupos. Os assessores, segundo disse Heitor à Justiça, administram diversas páginas nas redes e grupos de whatsapp que divulgam postagens ofensivas, quase sempre orientados “pelo aludido grupo de assessores da Presidência” da República. 

No depoimento, o parlamentar, que participou da coordenação do movimento político de direita em Fortaleza e da campanha do presidente Bolsonaro, não cita o Ceará nominalmente como estado em que o esquema se repete. Ele apontou Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, embora tenha dito ser provável que aconteça em todos os estados. 

Rompimento 
O distanciamento de Heitor Freire do grupo mais próximo do presidente ocorreu em outubro do ano passado, após o vazamento de uma conversa dele com Bolsonaro. No episódio, Heitor negou que tivesse vazado a conversa, mas a explicação não convenceu os aliados mais próximos de Bolsonaro, inclusive aqui no Ceará, como passaram a tratar Heitor como “traidor”. 
Atualmente, Freire mantém a defesa do governo federal em sua atuação parlamentar, mas de maneira mais discreta. A informação do depoimento dele circulou em grupos de whatsapp de apoiadores de Bolsonaro no Estado, o que despertou a ira de alguns. 

Resposta 
Por meio de sua assessoria de comunicação, o parlamentar confirmou o depoimento prestado, mas preferiu não comentar o assunto.


Via Diário do Nordeste 

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Fóruns de justiça permanecem fechados até 31 de maio

O Conselho Nacional de Justiça(CNJ) determinou que até, 31 deste mês, os Fóruns permaneçam fechados mas com atendimentos virtuais nos seguintes casos:
I- habeas corpus e mandado de segurança;
II – medidas liminares e de antecipação de tutela de qualquer natureza, inclusive no âmbito dos juizados especiais;
III – comunicações de prisão em flagrante, pedidos de concessão de liberdade provisória, imposição e substituição de medidas cautelares diversas da prisão, e desinternação;
IV – representação da autoridade policial ou do Ministério Público visando à decretação de prisão preventiva ou temporária;
V – pedidos de busca e apreensão de pessoas, bens ou valores, interceptações telefônicas e telemáticas, desde que objetivamente comprovada a urgência;
VI – pedidos de alvarás, pedidos de levantamento de importância em dinheiro ou valores, substituição de garantias e liberação de bens apreendidos, pagamento de precatórios, Requisições de Pequeno Valor – RPVs e expedição de guias de depósito;
VII – pedidos de acolhimento familiar e institucional, bem como de desacolhimento;
VIII – pedidos de progressão e regressão cautelar de regime prisional, concessão de livramento condicional, indulto e comutação de penas e pedidos relacionados com as medidas previstas na Recomendação CNJ no 62/2020;
IX – pedidos de cremação de cadáver, exumação e inumação; e
X – autorização de viagem de crianças e adolescentes;
XI – processos relacionados a benefícios previdenciários por incapacidade e assistenciais de prestação continuada.

Via Advogado Marcos Coelho

Cadastro para auxílio emergencial poderá ser realizado nos Correios a partir de junho

A partir de junho, as agências dos Correios serão uma opção para quem quer fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial do governo, benefício de R$ 600 mensais (R$ 1,2 mil para mães solteiras) pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados para amenizar os impactos do isolamento social adotado devido à pandemia do novo coronavírus. 
Até o sábado, 23, a Caixa Econômica Federal pagou R$ 60 bilhões de auxílio emergencial, somadas as primeiras e segunda parcelas. No total, 55,1 milhões de pessoas receberam a primeira parcela, enquanto a segunda parcela alcançou 30,4 milhões.
Nota divulgada pelos Correios esclarece que o início da prestação de apoio das agências postais neste cadastramento será em junho, mas ainda não tem data definida.
Conforme a nota, "as agências estão, nesse momento, em processo de adaptação dos sistemas para realização do serviço.” A estatal promete que “a data de início do atendimento, as formas de acesso da população e demais procedimentos serão amplamente divulgados pelos canais oficiais da empresa".

Diário do Nordeste

Pelo menos 10 policiais militares de Camocim testaram positivo para Covid-19

Acostumados a arriscar as próprias vidas para proteger a população contra criminosos, os policiais militares agora atuam também em barreiras sanitárias, blitze, abordando e orientando a população acerca da pandemia e por isso estão na linha de frente do combate ao Coronavírus. Além da pistola e do colete balístico, agora também faz necessário o uso da máscara e do álcool gel. 
Apesar de serem instruídos pelo alto escalão da corporação sobre as medidas de prevenção que cada militar deve ter, bem como na higienização das viaturas, infelizmente vários pm’s estão sendo infectados. Não tem como evitar, pois o dia-a-dia é muito dinâmico, são feitas várias abordagens por dia, buscas de armas nos mais variados indivíduos, contato direto corpo a corpo, conduções em viaturas para a Delegacia, conduções em viaturas para unidades de saúde, etc. 

Camocim 

Lamentavelmente pelo menos 10 policiais militares lotados na Companhia da PM de Camocim e no Raio, já testaram positivo para o Covid-19. Outro número expressivo de policiais também se encontra afastado com suspeita da doença e aguardam resultado de exame. Muito difícil a situação. 

“Sem dúvida estaremos sempre ao lado da sociedade nos momentos difíceis e não é nesse que vamos abandona-la. Somos seres humanos, de carne e osso, pais de família, mas vamos continuar arriscando a própria vida em defesa da sociedade”, declarou um soldado anônimo. 

Camocim Polícia 24h/Foto André Martins (Ilustração)

Bairro Boa Esperança em Camocim concentra 30 casos da Covid-19; saiba como agir ao sentir os sintomas

O bairro Boa Esperança em Camocim, sozinho, concentra a segunda maior quantidade de casos da covid-19. Talvez o fato se explique por ser o bairro mais populoso da cidade, mas também pela quantidade de testes que são realizados pelo Posto de Saúde do referido bairro. 

Das seis pessoas internadas em leitos hospitalares, um paciente é morador da Boa Esperança. Os demais internados pertencem ao Cruzeiro (01), Centro (01), Brasília (01), Rodagem do Lago (01) e Nossa Senhora de Fátima (01). 

Atualmente, o centro de Camocim concentra a maior incidência de casos confirmados de Covid-19 com 37 diagnósticos. 

O que fazer ao sentir os sintomas compatíveis com o novo coronavírus

Pessoas de qualquer idade em caso de febre, coriza, congestão nasal, perda de paladar ou ofato deve procurar o posto de saúde mais próximo de casa para ser medicado e notificado como suspeito. O teste é realizado geralmente a partir do 8° dia de sintomas. 

Nos casos de sintomas acima descritos associados com falta de ar frequente é recomendado procurar a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24hs do município. 

Se por acaso o paciente não poder se locomover até o posto de saúde, uma equipe médica deverá comparecer até a residência do paciente. 

André Martins

terça-feira, 26 de maio de 2020

Camilo anuncia início da reabertura do comércio a partir de segunda-feira, 01

O governador Camilo Santana (PT) anunciou em live nesta terça-feira, 26, que a partir de segunda-feira, 1º, haverá o inicio da reabertura do comércio no Ceará. Detalhes do plano econômico serão divulgados até quinta-feira, 28. 
De acordo com o governador, o plano de retomada foi decidido hoje em reunião com equipe de economia e saúde. As orientações serão aplicadas de forma diferente para cada região, de acordo com os índices de incidência da Covid-19. "Deverá ser apresentado amanhã ou quinta-feira. 
Vamos apresentar os critérios estabelecidos para o inicio da abertura, com muita responsabilidade", afirmou.

Alguns setores que estão incluídos na primeira fase são o comércio de vestuário, confecções, indústria têxteis e de calçados. 

280 mil testes rápidos


Ainda segundo Camilo, nesta semana será inciada a distribuição de 280 mil testes rápidos para todos os municípios do Ceará, para auxiliar na identificação dos casos da covid-19 no Estado. "Essa tem sido uma luta diária: ampliar a rede de saúde, atender, implantar os protocolos, permitir que a população tenha um atendimento inclusive regionalizado", afirmou.
Além dos testes, todas as regiões do Ceará estão recebendo novos leitos hospitalares e de UTI. "Já chegamos a mais de 2.371 leitos exclusivos para covid-19", afirmou o governador. 


Via Opovo Online

Ex-vereadora de Granja, Paloma Aguiar, sofre 5° derrota na justiça e continua inelegível por 8 anos

A ex-Vereadora Paloma Aguiar novamente inconformada com a manutenção da sua cassação interpôs novo recurso no Tribunal de Justiça tentando alterar a decisão do Plenário da Câmara Municipal de Granja e dos juízes locais.

Destaca-se que a ex-Vereadora já impetrou Mandado de Segurança que tramitou na 1ª Vara da Comarca de Granja, porém se viu derrotada por decisão do judiciário local que foi mantida pelo Tribunal de Justiça. Posteriormente, ajuizou reclamação direta no STF, e o Ministro Edson Fachin manteve a decisão que cassou o seu mandato.

A Vereadora inconformada, mais uma vez, ajuizou nova ação no fórum de Granja, ocasião em que o Juiz Dr. Hugo, da 2ª Vara, negou seu pedido liminar, mantendo o entendimento do Juiz Dr. Guido que responde pela 1ª Vara. E agora, após recorrer novamente, teve seu pedido liminar negado pelo Desembargador do TJ/CE, Dr. Paulo Francisco Banhos Ponte. Ou seja, é a quinta decisão judicial que nega os pedidos da ex-vereadora.
Portanto, a cassação da ex-Vereadora Paloma Aguiar, que se deu respeitando a Lei, está mantida, e a mesma continua inelegível por 8 (oito) anos.

Via Revista Camocim 

Já são 40 pacientes curados da Covid-19 em Camocim

Ainda não se tem a real quantidade de casos de coronavírus em Camocim. A cada 24 horas, a secretaria de saúde do município divulga novos resultados que mostram uma realidade numérica maior que a outra. 

Atualmente, em números gerais, Camocim contabiliza 216 testes positivos da Covid-19. Destes, 40 são declarados curados pela secretária de saúde municipal. O número de curados em Camocim pode chegar até a 61 registros de recuperados, pelo atesta a plataforma integraSUS da Secretaria Estadual de Saúde. 

Embora os números de recuperados em Camocim seja um alento aqueles que vivem com o temor da doença, a taxa de curados para o numero de infectados é de cerca de 20%. O que está abaixo da estatística oficial do Ceará que é de cerca de 44%.  

Camocim apresenta, até o momento, 4 pessoas internadas em unidades hospitalares e 7 óbitos decorrentes do novo coronavírus, sendo 5 deles na UPA 24hs do município de pacientes a espera de leitos de internação. O que expõe um registro triste e preocupante. 

André Martins 

TRE condena Sérgio e Prefeita Monica Aguiar ao pagamento de multa de R$ 80 mil

O Juiz Eduardo Scorsafava, que havia pedido vista do processo, votou  pela cassação do Mandado Sérgio Aguiar mais a aplicação de multa no valor  de R$ 80 mil. Ele também  votou pela condenação de multa, no mesmo valor, atribuída a  prefeita  Monica. 

Já o presidente da Corte, Aroldo Máximo, votou apenas pela multa de R$ R$ 80 mil reais ao casal Aguiar.

O julgamento ficou empatado entre os votos pela cassação e não cassação. Uma nova votação foi realizada e obteve o resultado pela não cassação e apenas a plicação de multa no valor de R$ 80 mil reais.

A juíza Camile Castro, que na primeira votação optou pela improcedência da denúncia, refez seu voto na segunda votação pela condenação de multa ao casal. 

Saiba como votaram os juízes do Tribunal Regional Eleitoral -TRE
  • Davi Sombra Peixoto (relator do processo): Multa de R$ 50 mil ao deputado Sérgio e a prefeita Monica.
  • José Vidal Silva Neto: Multa de R$ 80 mil ao deputado Sérgio e a prefeita Monica.
  • Inácio Cortez: Multa de R$ 100 mil aos dois, mais a cassação do mandato de Sérgio Aguiar.
  • Camile Castro: Improcedência da denúncia ( 2ª votação: multa ao casal Aguiar)
  • Roberto Viana: Multa de R$50 mil aos dois, mais a cassação do mandato de Sérgio Aguiar
  • Eduardo Scorsafava: Cassação do Mandado de Sérgio mais multa de R$ 80 mil aos dois.
  • Aroldo Máximo: Multa de R$ 80 mil ao casal 

O processo foi originado pelos vereadores Juliano Cruz, Erasmo Gomes, Júlio César Sotero, Dr. Ismael e Oliveira da Pesqueira. Eles protocolaram a denúncia na Controladoria Regional Eleitoral, que impetrou a ação no TRE. 

O casal Aguiar foi julgado por conduta vedada pela legislação eleitoral. O caso especifico se refere ao fato das contratações de servidores temporários realizados pela prefeitura de Camocim, a fim de beneficiar a campanha de reeleição de deputado estadual Sérgio Aguiar.

Via Revista Camocim 

Cheiro Verde Hortifruti de Camocim abre vagas para colaborares

A frutaria Cheiro Verde Hortifruti está com vagas abertas para novos colaboradores. Maiores informações são obtidas na próprio estabelecimento, situado no cruzamento das ruas João Pessoa com Dr. João Tomé, no centro de Camocim. 

Recentemente, a empresa mudou de ponto comercial e passou a expandir seu setor de frutas, verduras e hortaliças. O que aumentou também a capacidade de atendimento e consequentemente a necessidade de mais colaboradores.  

Acesse o instagram da Cheiro Verde Hortifruti e acompanhe as ofertas e promoções diárias. 

André Martins

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Prefeito de Martinópole registra BO por ameça após disparos perto de casa

O prefeito do município de Martinópole, Francisco Fontenele Júnior, e seu irmão, que não teve a identidade divulgada, denunciam disparos nas imediações de sua casa neste domingo (24).
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o caso foi registrado nesta segunda-feira (25), por meio de um Boletim de Ocorrência.
De acordo com a vítima, indivíduos realizaram disparos de arma de fogo próximo às casas onde moram e fugiram em seguida.
A Delegacia Municipal de Uruoca ficará responsável pelas investigações sobre o crime de ameaça.

Via G1/CE

Camocinense grávida que apelou por ajuda nas redes sociais testou positivo para Covid-19

A jovem camocinense Dayane Ferreira da Silva testou positivo para Covid-19 na cidade de Granja. A mesma apareceu em vídeo que repercutiu nas redes sociais no final de semana clamando por ajuda as autoridades saúde de Camocim por apresentar sintomas avançados compatíveis com o novo coronavírus. 

A camocinense apresenta resultado negativo para Covid-19, porém, relata que esteve por algumas vezes na Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24hs de Camocim, mas teria sido informada que lá não havia suporte para gestantes, vindo a ser medicada retornado para casa com sintomas de febre falta de ar e dores nos pulmões. O fato da jovem está grávida seria mais um motivo de medo e desespero. 

Dayane então conseguiu atendimento na UPA 24hs de Granja, onde foi realizado o teste para Covid-19 com resultado positivo. A mesma se encontra hospitalizada e em observação por conta da sua fragilidade física. 

O caso de Dayane mostra que Camocim não possui suporte básico para acolher todos os pacientes que demandarem cuidados de internação. Seja pela oferta de leitos ou pelo preparo da equipe de saúde no acolhimento. 

André Martins

domingo, 24 de maio de 2020

Três suspeitos do assassinato da agente penal do Ceará são mortos em confronto com a Polícia

Uma operação deflagrada por policiais militares do BOPE e do Cotar deflagrada na sexta-feira (22), resultou na morte de três indivíduos e nas prisões de outros dois, todos suspeitos de envolvimento no latrocínio que vitimou a agente penitenciária Ana Paula Vieira de Oliveira (30). O crime aconteceu durante a manhã de ontem, sexta-feira 22, em uma tentativa de assalto às margens da BR 116, em Aquiraz. Três armas de fogo e outros materiais ilícitos foram apreendidos durante a ofensiva policial. 
O trabalho policial teve início logo que a informação foi passada sobre a morte da agente penitenciária. Os policiais saíram em diligência com o objetivo de capturar os responsáveis pelo crime. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foi acionada e auxiliou na ação.
Segundo o que foi apurado, os suspeitos estavam escondidos em uma área de matagal nas proximidades do distrito de Jabuti. Os policiais militares ingressaram em uma área de mata e localizaram suspeitos de participação no crime que vitimou a agente de segurança. De acordo com os levantamentos policiais, os infratores efetuaram disparos de arma de fogo contra os militares, que logo revidaram. Três suspeitos foram lesionados durante o confronto, foram socorridos e levados ao hospital, mas não resistiram aos ferimentos. Outros dois indivíduos foram capturados na ação policial. As equipes policiais também apreenderam três armas, sendo dois revólveres e uma espingarda; munições deflagradas de calibre 32 e 12; uma balança de precisão e drogas. Os capturados e todo material apreendido foram levados para uma Delegacia da Polícia Civil em Fortaleza.  

Fonte: SSPDS / Via Camocim Polícia 24 horas