quinta-feira, 29 de abril de 2021

Camocim ainda não repassou kit’s da merenda escolar para famílias de alunos em 2021

Camocim está entre os municípios cearenses que até agora não realizaram a entrega de kit’s da merenda escolar para famílias de alunos que estudam na rede municipal de ensino. A medida é obrigatória e está prevista na lei 13.987, de 2020, que “garante a distribuição dos alimentos da merenda escolar às famílias dos estudantes que tiveram suspensas as aulas na rede pública de educação básica devido à pandemia.”

O atraso, sem justificativas, ocorre mesmo com os repasses financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar em caixa e rigorosamente em dias. 

Segundo levantamento feito pelo Vereador e Professor, Mário Roberto, Camocim teria recebido de janeiro a março deste ano o equivalente a R$ 291.022,20 do PNAE - Alimentação Escolar. Valor que deveria ser empenhado na compra da merenda escolar para a doação aos alunos municipais. 

Em 2020, a então Prefeita Mônica Aguiar realizou duas etapas de entrega de kit’s da merenda para as famílias de alunos, porém, este ano, no governo da Professora e ex-secretária de Educação, Elizabete Magalhães, nenhum kit foi entregue pelo quarto mês seguido. 

Na cidade de Sobral, dois repasses já feitos neste mês de abril. Já na cidade de Granja, foram doados cercas de 10 mil kit’s da merenda escolar juntamente com mais 10 mil cestas básicas para famílias carentes na segunda semana do mês. 

No caso de Camocim, o atraso expõe falhas na gestão, seja na transparência ou no planejamento. 

André Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário