segunda-feira, 12 de abril de 2021

Canoísta que percorre o litoral brasileiro a bordo de um caiaque é recebido em Camocim

Adelson Carneiro Rodrigues, paulista, de 60 anos, está realizando uma travessia histórica de caiaque oceânico pela costa brasileira (Oiapoque-AP ao Chuí-RS). Ele iniciou o trajeto, que passa por  17 estados brasileiros,  em  fevereiro de 2020,  saindo do Amapá, com destino ao Rio Grande do Sul, num total de  8 mil mil quilômetros. Ele deverá ser o primeiro brasileiro a remar por toda costa brasileira.

Na manhã deste sábado (10) o atleta passou pelo litoral de Camocim e foi recepcionado  pela  Agência da Capitania dos Portos, juntamente com o Sérvulo Paulo (Humanáuticos), Anderson Pinheiro, Gessiane Gomes e Leonardo Fernandes. Ele recebeu todo o apoio e as orientações necessárias da Marinha do Brasil para prosseguir sua aventura. 

A Agência da Capitânia dos Portos realizou o registro fotográfico da passagem do atleta pela cidade e, em contato com o Revista Camocim, destacou:

"A expedição solitária e de superação está pautada no retorno à essência dos valores náuticos e na esperança de dias melhores através do oceano.

Nós amantes do mar camocinense, vamos acompanhando essa Travessia da Esperança e recebendo a motivação transmitida por este guerreiro do mar. Uma grande inspiração para os entusiastas dos esportes náuticos". 

(Via Revista Camocim)

Moradias do Minha Casa, Minha Vida será entregue em Camocim no dia 30 de abril

 

A Prefeita de Camocim, Elizabete Magalhães, anunciou na tarde desta segunda-feira, 12, que todos os camocinenses contemplados com moradias populares estarão recebendo suas residências no próximo dia 30 de abril. O sorteio foi realizado ainda em julho de 2020 pela então Prefeita Mônica Aguiar. 

O anúncio foi feito em entrevista de prestação de constas de 100 dias de governo concedida a Fm União de Camocim. Segundo a gestora, amanhã, dia 13, o município irá realizar o sorteio dos endereços dos contemplados e está agendado para o próximo dia 23 a entrega dos contratos. 

Ao todo, são 300 unidades habitacionais da faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal construídas no bairro Jardim das Oliveiras. 

O anúncio da entrega das moradias estava atrasado desde dezembro de 2020, data instituída pela gestara anterior. 

André Martins

Colisão envolvendo um Buggy e um carro de passeio é registrada na estrada do Lago Seco


O Departamento Municipal de Trânsito de Camocim, Polícia Militar e SAMU 192 foram acionados na tarde deste domingo, 11, para atender uma ocorrência de acidente de trânsito ocorrido na rodovia do Lago Seco. O sinistro envolveu um Ford fiesta de cor preta e placa com inscrição de Sobral e buggy de cor verde de Camocim. 

Segundo informações preliminares, a um problema na barra de direção do Ford Fiesta pode ter sido a causa da colisão. 

Apesar do susto, o acidente causou danos materiais e pequenas escoriações. 

Agentes do Demutran que compareceram ao local realizou os procedimentos cabíveis e o SAMU os primeiros socorros. 

André Martins / com informações Miqueias Santos

Camocim mantém proibido transporte intermunicipal e permite abertura do comércio de 8h às 14h

Em decreto publicado na noite deste domingo, 11, a Prefeita de Camocim, Elizabete Magalhães, prorroga as medidas de isolamento social no município de Camocim, flexibilizando atividades econômicas e comportamentais no município. O decreto entra em vigor a partir das 0h desta segunda-feira, 12. 

Entre as medidas, estão autorizadas as “atividades comerciais não essenciais no horário de 8h às 14h de segunda a sexta-feira com limitação de 25% da capacidade de atendimento simultâneo” podendo funcionar por delivery fora desse horário. 

O funcionamento do Mercado Público municipal se mantém no horário de das 6h as 12hs. 

Continua restrito a entrada de pessoas não residentes, salvo para questões específicas, bem como proibido o acesso do transporte intermunicipal no território camocinense.

Alguns termos do decreto estadual de isolamento social foram seguidos pelo município como a permissão para funcionamento de restaurantes no horário de 10h às 16h, com limitação de 25% da capacidade. 

Liberação de atividades religiosas em templos com limitação de 10% da capacidade da instituição. 

O decreto tem validade até o próximo dia 18 de abril, sujeito a alterações. 

Continuaremos nos próximos post’s. 

André Martins

sábado, 10 de abril de 2021

Covid-19: Granja inicia vacinação dos profissionais da segurança pública

O município de Granja iniciou a vacinação dos profissionais da segurança pública que atuam na linha de frente do combate a Covid-19 neste sábado, 10. Policiais civis, militares, agentes penitenciários, guardas municipais, agentes de trânsito, policiais rodoviários e servidores da secretaria municipal de segurança. 

Ontem sexta-feira, 09, os municípios que compõem a Área Descentralizada de Saúde (ADS) receberam um novo lote de vacinas para dar sequência ao plano de imunização da Covid-19. Ao todo, foram 2.920 doses recebidas no 13º lote enviado pelo estado. 

O percentual de doses recebidas para a área da segurança pública ainda é mínima, porém, a tendência é aumentar nos próximos dias. 

Os profissionais da segurança foram incluídos no grupo prioritário após manifestação do Ministério da Segurança e Ministério da Saúde. 

André Martins

Camocim ganhará um novo supermercado em 2021

Camocim ganhará um novo empreendimento do ramo alimentício. Uma filial do grupo Extra São José está sendo erguida na Av. Antônio Zeferino Veras, próximo ao Posto Machadinho. 

O grupo empresarial que atua na serra da Ibiapaba está expandindo seus negócios na terra Coró em 2021. O prédio está sendo construído no endereço citado e abrigará um amplo espaço com estacionamento  e um supermercado de grande porte. 

A obra que começou do alicerce está sendo executada em ritmo acelerado com expectativa de ser entregue ainda em 2021, segundo informações. 

Mesmo no período de pandemia, com queda nos investimentos e incertezas econômicas, Camocim segue atraindo novos negócios. 

André Martins

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Idosos se emocionam ao receber 2° dose da vacina contra a Covid-19, em Camocim

Idosos se emocionam ao receber a segundo aplicação da vacina contra a Covid-19, no município de Camocim. Profissionais da secretaria de saúde se mobilizam em mutirão para vacinar idosos acima dos 75 anos que tomara a primeira dose em março. 

O objetivo é ampliar a cobertura vacinal no município de Camocim e garantir imunização aqueles que fazem parte do primeiro grupo prioritário. 

A vacinação ocorre no formato drive thru para residentes do bairro Cruzeiro e Brasília. Além disso, profissionais de saúde continuam realizado a aplicação das doses em domicílio urbano e rural. 

Em tempo, a Área Descentralizada de Saúde de Camocim recebeu nesta manhã novo lote de vacinas vindas do Ministério da Saúde e Butantan. 

André Martins

Atletas sinalizam Praia do Farol contra acesso de carros na faixa de areia

Praticantes de esportes aquáticos da Praia do Farol como kitesurfe, windsurf e futvôlei resolveram tomar a iniciativa de sinalizar a faixa de areia contra motoristas de veículos 4x4 que trafegam sobre a areia da praia, manobra proibida na lei de trânsito. 

Segundo relatos de frequentadores, o fluxo de carros está cada vez maior, o que coloca em risco a segurança de banhistas e esportistas do local. 

Diante da imprudência e do desrespeito, os praticantes resolveram sinalizar a área com pedaços de madeira e uma placa no início da barraca Farol Point. Segundo informações, a iniciativa foi comunicado as autoridades competentes. 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar pela faixa de praia é uma infração média com multa de R$ 130,16 além de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A fiscalização fica a cargo do Detran e Marinha do Brasil. 

A Praia do Farol se tornou um dos locais mais visitados na zona litorânea de Camocim. Visitantes e nativos se juntam para ver o por do sol e reunir os amigos nos fins de tarde. O local, virou arena de esportes ao ar livre. 

André Martins

STF mantém proibição de celebrações religiosas presenciais durante a pandemia

Em meio a recordes no número diário de mortos, nove ministros do STF votaram no sentido de que Estados e municípios podem proibir a realização presencial de missas e cultos em meio ao pior momento da pandemia da covid-19 no País. 

Os ministros formaram maioria no fim da tarde desta quinta, 8, e seguiram a votação até chegaram ao placar de nove votos — Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux — contra a liberação de missas e cultos na fase mais aguda da pandemia e dois votos a favor — Dias Toffoli e Nunes Marques. 

Conforme informou o Estadão, a maioria do STF manteve o entendimento de Gilmar, de que Estados e municípios podem, sim, proibir a realização de missas e cultos em um esforço para preservar vidas diante do agravamento da pandemia. (Estadão)

Na semana passada, o Ministro Nunes Marques havia tomado decisão monocrática autorizando a reabertura de templos ao julgar ADPF. O que na prática proibia prefeitos e governadores de restringir o funcionamento de instituições religiosas presenciais. Porém, a decisão foi reformada pelo plenário.

André Martins

Policial militar cearense de 32 anos morre em decorrência da Covid-19

Faleceu nesta sexta-feira, 09, mais um agente de segurança pública do Ceará. Trata-se do Soldado da PM, Jocelio Melo Pereira, de 32 anos de idade. Confira a nota da corporação abaixo: 

“A Polícia Militar do Ceará (PMCE) informa com pesar o falecimento do Soldado PM JOCELIO MELO PEREIRA, 32, hoje, 08, em Fortaleza-CE.

O PM ingressou na Corporação em 14 de abril de 2015 e desempenhou seu trabalho em prol da segurança do povo cearense, com muita dedicação e profissionalismo. Atualmente, o militar estava lotado na 2ª Companhia do 19º Batalhão.

O Comando da Corporação se solidariza com a dor dos familiares e amigos, ao tempo em que coloca o aparato da Instituição à disposição.

O Sepultamento acontecerá às 9h de hoje(09), no cemitério Jardim Metropolitano. (Assessoria de Comunicação da PMCE)"

André Martins

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Primeira paciente a contrair Coronavírus em Camocim recebe 2° dose da vacina da Covid-19

A camocinense, Dona Maria Eurides, moradora de Lagoa Comprida, zona rural do município, recebeu nesta manhã de quinta-feira, 08, a segunda dose da vacina contra a Covid-19. 

D. Maria foi a primeira camocinense a testar positivo no início da primeira onda da Covid-19, em abril do ano passado. Agora, passado um ano do primeiro teste, Dona Maria está consideranda imune. 

O município de Camocim iniciou nesta quinta-feira, 08, um mutirão para aplicação da 2ª dose da Covid-19 em idosos acima de 75 anos de idade; um momento considerado histórico e emocionante para uma cidade cujo sua população tanto sofre com os efeitos da pandemia. 

André Martins

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Camocinense de 64 com comorbidades recebe alta após vencer a Covid19

A senhora Francisca Andrade Vasconcelos, moradora do centro de Camocim, recebeu alta hospitalar da Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h, na manhã desta quarta-feira, 07. 

A idosa de 64 é portadora de comorbidades e foi internada na semana passada para tratar os efeitos da Covid-19. Quatro dias depois recebeu alta e já está em casa. 

Dos 3.959 casos confirmados de Coronavírus em Camocim, 3.387 estão oficialmente curados, segundo boletim epidemiológico da Covid-19. 

Ao todo, 5.060 camocinenses já foram vacinados no plano municipal de imunização. 

André Martins